Ubuntu Linux

Da wiki Ubuntupedia
Revisão em 22h20min de 19 de outubro de 2005 por Osvaldo (Discussão | contribs) (Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_Linux)
(dif) ←Revisão anterior | ver revisão actual (dif) | Revisão mais recente→ (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é sobre uma distribuição Linux. Para a ideologia sul-africana, veja Ubuntu.
Ficheiro:Ubuntuscreenshot.png
Screenshot do Ubuntu

Ubuntu é um sistema operativo Linux baseado na distribuição Debian. É patrocinado pela Canonical Lda (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito Sul Africano Ubuntu — directamente traduzido como "humanidade para com os outros". Diferencia-se do Debian por ser lançado semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos 18 meses seguintes ao lançamento de cada versão (em Inglês) e pela filosofia em torno de sua concepção, uso e distribuição. A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operativo onde qualquer pessoa possa utilizá-lo, sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser constituida totalmente de software gratuito e livre e , isenta de qualquer taxa. Actualmente uma organização cuida para que cópias sejam remetidas para todo o mundo sem custos.

A Comunidade Ubuntu se ajuda mutuamente, não havendo distinção de newbies ou experts: a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja independente do nível de dificuldade.

Há vários meses a distro Ubuntu está em primeiro lugar no DistroWatch, site especializado em rastrear o desempenho e uso das milhares de distros Linux.

Versão actual

A versão actual é a 5.10, também conhecida por "The Breezy Badger", e está disponível para download gratuito; para PC (Intel X86), MAC (Power PC) e 64bit PC (AMD64). Qualquer das versões apenas ocupa um CD, o que torna esta distribuição linux muito fácil de descarregar. A actualização e instalação de mais programas poderá ser realizada via ligação internet, num processo fácil e em ambiente gráfico.

Para quem pretenda experimentar o Ubuntu Linux sem o instalar no disco rígido, existe uma versão live cd que corre directamente a partir do cd, sem necessidade de instalar. Esta versão é muito mais lenta e destina-se essencialmente a proporcionar um primeiro contacto com o Linux. Na versão live cd não podem ser instalados programas adicionais, além dos que vêm no cd, mas é possível visualizar a lista de programas que podem ser instalados.

Predefinição:Links externos