Servidor virtual privado

Da wiki Ubuntupedia
Revisão em 10h25min de 4 de agosto de 2015 por Osvaldo (Discussão | contribs) (Criou a página com "Um servidor virtual privado comporta-se como um computador ao qual temos acceso a partir da Internet. Estes computadores têm instalado um sistema operativo que pode ser W...")
(dif) ←Revisão anterior | ver revisão actual (dif) | Revisão mais recente→ (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Um servidor virtual privado comporta-se como um computador ao qual temos acceso a partir da Internet. Estes computadores têm instalado um sistema operativo que pode ser Windows, Linux ou outros. Chama-se virtual porque o hardware deste computador é partilhado com muitos outros.

Nos últimos anos o custo de ter um servidor virtual privado baixou consideravelmente. Agora o cidadão comum pode alugar um servidor virtual privado. Por isso os servidores virtuais privados (virtual private servers) são cada vez mais utilizados para alojar sites, em detrimento dos servidores partilhados (shared hosting).

As vantagens dos servidores virtuais privados, quando comparadas com o os servidores partilhados, são muitas. No entanto é muito mais fácil para o dono de um pequeno site utilizar um servidor partilhado. Nos servidores partilhados há uma empresa que se encarrega da instalação, manutenção e configuração do servidor enquanto nos servidores virtuais esse trabalho é da responsabilidade do utilizador.

Os servidores virtuais privados são ideais para programadores de sites porque lhes dão o controle absoluto sobre o sistema operativo, configurações e recursos do site. Em geral possibilitam sites mais rápidos. Os servidores virtuais privados também se podem usar para alojar outros serviços como por exemplo email, canais de chat (IRC), mensagens (Jabber) e jogos.