WYSIWYG

Da wiki Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

WYSIWYG é a acrónimo da expressão em inglês "What You See Is What You Get", que pode ser traduzido para "O que você vê é o que você recebe" (OQVEEOQVR). Trata-se de um método de edição no qual o utilizador vê o objeto no momento da edição na tela do computador já com a aparência do produto final.

Exemplos clássicos de editores WYSIWYG são os processadores de texto actuais, nos quais o documento é mostrado na tela da mesma forma que será impresso.

Significado

O termo define uma interface com o utilizador que permite ao mesmo ver algo muito semelhante ao resultado final que irá obter enquanto um documento ou imagem (ou outro produto qualquer) está sendo criado e modificado. Por exemplo, usando um editor de texto WYSIWYG, é possível editar o texto e vê-lo da forma exata como será impresso.

Para quem entrou em contacto com o computador após a invenção das interfaces gráficas GUI, o WYSIWYG parece ser o modo natural de trabalhar, porém todas as gerações anteriores de utilizadores estavam habituadas a ver a tela de uma forma e o documento de outra. Ou então produzir o resultado final por meio de uma linguagem de comandos ou mesmo de uma linguagem de programação, como é feito com os softwares troff, TeX e LaTeX.

Diferenças entre a tela e a impressão

Muitas vezes existem diferenças, mais ou menos subtis, entre o que se tem na tela e o material impresso. Por exemplo, é comum ao usar uma folha de cálculo que se tenha o sistema configurado para mostrar as linhas que separam as células na tela, mas estas não aparecem na impressão.