Open Office

Da wiki Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

OpenOffice.org (OOo) é uma suíte de escritório gratuíta e completa; open source, que incluí um processador de texto, uma folha de cálculo, uma base dados, um programa de apresentações, um programa de desenho vectorial e um programa de criação de páginas web.

Está disponível para muitos sistemas operativos diferentes incluindo o Microsoft Windows, Linux, Mac OS e Solaris.

Prentede-se que seja compatível e que compita com o Microsoft Office. Suporta o padrão OpenDocument e pode ser utilizado totalmente grátis.

Notas gerais

De acordo com a sua declaração de missão o projecto OpenOffice.org pretende "Criar em comunidade um pacote de aplicações de escritório electrónico que correrá nos principais sistemas operativos (...)"

O projecto pretende competir com o Microsoft Office e emular o seu aspecto sempre que possível. Pode ainda ler e escrever na maioria de formatos do Microsoft Office e em muitas outras aplicações. Esta compatibilidade é essencial para muitos utilizadores.

Componentes

OpenOffice.org é uma colecção de diferentes aplicações que trabalham juntas para proporcionar as funções esperadas numa suíte de escritório moderna. Muitos dos componentes são desenhados para serem parecidos aos encontrados no Microsoft Office e assim facilitar a sua aprendizagem.

Os componentes disponíveis incluem:

  • Writer um processador de texto semelhante em aspecto ao Microsoft Word. Inclui a possibilidade de criar ficheiros em formato PDF sem necessitar qualquer software adicional. Pode ainda funcionar como um editor html para criar páginas internet.
  • O gravador de macros é utilizado para registar acções do utilizador e reproduzi-las mais tarde, de forma a ajudar com tarefas automáticas, semelhante ao Microsoft Visual Basic for Applications (VBA). Está disponível através da suíte de escritório e está baseado no StarOffice BASIC.
  • Math é uma ferramenta para criar e editar fórmulas matemáticas, que produz resultados semelhantes ao Microsoft Equation Editor, tendo uma forma bem diferente de obter o mesmo resultado. As fórmulas criadas podem ser embutidas dentro de outros documentos do OpenOffice.org tais como as criadas pelo Writer.

Integração no ambiente de trabalho

As versões estáveis do OpenOffice.org são capazes de proporcionar a mesma experiência aos utilizadores através dos vários sistemas operativos. Contudo a possibilidade de correr em diversas plataformas tem um pequeno inconveniente. As aplicações não têm o visual das aplicações nativas de cada sistema operativo. No Ubuntu tal como outras aplicações está adaptado visualmente ao ambiente de trabalho através de um tema próprio.

Outros projectos

Existem outros projectos que decorrem em paralelo com o projecto OpenOffice.org e para as quais é mais fácil de colaborar. Estas incluem a documentação e a internacionalização. Existe ainda um projecto de recolha catalogação e distribuição de macros.

OpenGroupware.org consiste num conjunto de programas que permitem partilhar documentos do OpenOffice.org, calendários, livros de endereços, etc... Permitem ainda o acesso a outras aplicações de groupware.

Existe ainda um esforço para criar e partilhar templates de documentos e outros extras em OOExtras.

Quota de mercado

Embora o Microsoft Office detenha 95% do mercado geral, o OpenOffice.org e o StarOffice asseguraram% do mercado de grandes empresas em 2004. O sítio OpenOffice.org relata a ocorrência de mais de 50 milhões de downloads.

Sítios do projecto

Documentação sobre o Open Office

Fóruns

Ver também