Ext3

Da wiki Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

O ext3 é o sistema de gestão de arquivos padrão do Ubuntu Linux, no entanto o Ubuntu pode ler e escrever noutros sistemas. Se vai criar uma partição ou adicionar um novo disco, e este vai ser utilizado exclusivamente em Ubuntu deverá utilizar o ext3 como sistema de gestão de arquivos.

ext3 significa "third extended file system" e faz parte da nova geração de sistemas de gestão de arquivos do Linux. A sua maior vantagem é o suporte de journaling, que consiste em guardar informação sobre as transações de escrita, permitindo uma recuperação rápida e confiável em caso de interrupção súbita (por exemplo, por falta de electricidade).

O uso deste sistema de arquivos melhora a recuperação do sistema de arquivos caso ocorra algum desligamento súbito do computador, através da gravação seqüencial dos dados na área de metadados e acesso mhash da sua árvore de diretórios.

Em Ubuntu o gparted é a aplicação mais utilizada para criar, formatar e redimensionar partições.

Utilizadores mais avançados poderão investigar a utilização do ReiserFS como sistema de gestão de arquivos e utiliza-lo em vez do ext3.

Ver também

Links

  • ext2fsd - Aplicação para ler em partições/discos ext3/ext2 em Windows.