Wine

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

Para que serve

O Wine permite correr algumas aplicações para Windows em Linux.

O que é o Wine ?

Wine (acrónimo recursivo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite a executar nesse ambiente software especificamente concebido para o Microsoft Windows. O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.

O Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.

Nota importante

Apenas algumas aplicações funcionam na sua totalidade com o Wine, muitas funcionam apenas parcialmente ou não funcionam de todo. Este só deve ser utilizado depois de esgotar as possibilidades de encontrar uma aplicação em Linux equivalente.

Instalar

Usando a consola ou o Synaptic instalar o pacote 'wine.

Como utilizar

  1. Depois de instalar o Wine colocar o ficheiro .exe numa pasta da sua área de utilizador.
  2. Abrindo uma consola introduzir o comando wine seguido do caminho para o ficheiro.

Neste exemplo:

$ wine /home/jorge/teste.exe

O Wine executará o ficheiro teste.exe na pasta /home/jorge/

Se o executável (por exemplo o teste.exe) é um instalador, o programa a instalar vai ser instalado numa pasta escondida, localizada na /home. Por exemplo se o utilizador jorge instalar um programa chamado teste.exe, este vai provavelmente ser instalado na pasta "/home/jorge/.wine/drive_c/Program Files/Teste" (Lembra-te de incluir aspas em caminhos com espaços no nome quando se escreve num terminal).

Os .exe's dentro dessa pasta podem ser executados usando o wine. Será recomendável criar um atalho (launcher) no desktop para ser mais fácil encontrar a aplicação.

Sítios Internet