Vantagens do Ubuntu Linux

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

Relativamente ao Microsoft Windows e ao Mac OS

Totalmente e legalmente gratuito

No Linux não falamos apenas de shareware, ou seja aplicações que são livres para experimentar, mas que depois temos que comprar. Em Linux as aplicações são e serão sempre livres.

A gratuitidade não é apenas uma questão da ausência de custo de utilização. Qualquer pessoa, empresa ou entidade pode oferecer legalmente as cópias do Ubuntu Linux que quiser, sem pagar qualquer taxa ou pedir qualquer autorização. Desta forma uma empresa pode entregar software aos seus empregados, e uma escola aos pode dar software aos seus alunos, uma revista pode incluír cd's com Linux de oferta aos seus leitores

Mais segurança relativamente a vírus

Devido à forma como foi concebido o Linux, é muito mais difícil que existam vírus para o mesmo. Até ao momento existem muito poucos vírus para Linux.

Embora não seja impossível que venham a existir aplicações que possam apagar conteúdos do disco rígido, estes estão limitados ao utilizador que os activa e é praticamente impossível que venham a afectar os outros utilizadores.

Consome menos recursos

O Ubuntu pode correr em computadores antigos com menos memória e capacidade de processamento do que as que seriam necessárias para um sistema Mac OS ou Windows. Por exemplo o Xubuntu apenas necesita 256 MB de memória e 6 GB de disco livres. O Windows 7 necessita 1 GB de ram (4x) e 16GB livres no disco rígido (2,6X).

Relativamente a outros Linux

Totalmente gratuito

O Ubuntu Linux é totalmente gratuito. Alguns outros Linux, embora sejam livres não estão disponíveis para download, ou então o acesso aos repositórios está limitado.

  • Muito fácil de utilizar e instalar

Uma comunidade ampla

É uma das distribuições Linux mais utilizadas, existem fóruns onde se pode colocar questões e canais de chat onde se pode pedir ajuda. Portugal e Brasil têm as suas comunidades Ubuntu Linux.

Instalável em Português de Portugal e do Brasil

Ao contrário de outros sistemas operativos, para utilizar o Ubuntu em Português apenas temos que escolher esta língua de entre as muitas que se apresentam no momento da instalação.