Ubuntu em computadores menos potentes

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

Utilize o Xubuntu em computadores menos potentes com bons resultados. O Xubuntu, é uma versão do Ubuntu para máquinas mais antigas e menos dotadas.


Por vezes poderá ser necessário instalar o Ubuntu Linux em computadores menos potentes. Computadores que são normalmente bastante lentos com outros sistemas operativos, muito conhecidos e utilizados, mas que também são lentos com o ambiente gráfico Gnome do Ubuntu Linux.

Mudar o ambiente gráfico habitual (Gnome) para outro mais ligeiro (Xfce)

Uma das soluções possíveis é utilizar o Xubuntu que consiste no Ubuntu Linux com um ambiente gráfico mais ligeiro, o (Xfce) e que consume menos recursos. O Gnome, ambiente gráfico mais utilizado no Ubuntu, é um dos mais fáceis de utilizar, mas pelo seu elevado potencial torna o computador mais lento em máquinas antigas e menos potentes.

Instalar o Xfce

Instalar o ambiente gráfico Xfce no Ubuntu é muito simples. Utilizando o synaptic devemos instalar o pacote xubuntu-desktop e as suas dependências. Ou então na consola podemos utilizar:

$ sudo apt-get install xubuntu-desktop

Depois de instalado, para utilizar o xfce deverá saír da sessão e antes de voltar a entrar escolher o ambiente gráfico xfce nas opções de entrada (sessões). Tal como no Gnome, o ambiente gráfico xfce também dispõe de ajuda incorporada. Utilizando o xfce, pressionar no ícone que se parece uma boia de salvação, no rodapé do seu computador.

Imagens do Xfce

130328276_f89a485abe_m.jpg

Ampliar imagem


Para computadores ainda mais lentos

Para computadores ainda mais lentos utilizar uma das duas seguintes opções (A ou B):

A - Xubuntu (Alternate edition)

A versão normal do Xubuntu instala um sistema que arranca em Live CD. Esta forma de arranque exige mais recursos à máquina em questão. É necessário pelo menos 128Mb de memória para a versão Live CD.

Ao instalar a versão alternate o utilizador estará a instalar o Xubuntu sem recorrer ao método Live CD, necessitando assim de menos recursos.

Para instalar o Xubuntu (alternate version) deverá instalar a partir de um CD criado a partir do ISO:

  • xubuntu-6.10-alternate-i386.iso - Em computadores compatíveis com i386 (a esmagadora maioria dos computadores que correm Windows)

B - Ubuntu server

Para computadores ainda mais lentos e antigos, recomenda-se instalar o Ubuntu Server, um sistema operativo sem ambiente gráfico.

Uma vez instalado o Ubuntu Server basta instalar o pacote xubuntu-desktop utilizando o comando:

$ sudo apt-get install xubuntu-desktop

Existem informações não confirmadas que este processo permitirá instalar o Xubuntu em máquinas com apenas 32Mb de RAM.

Outras opções

Se por alguma razão não fôr possível usar o Xubuntu nos três métodos descritos acima, poderá tentar outras distribuições destinadas a computadores mais antigos: