Servidor de páginas web

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

Crie um servidor de páginas web no seu computador com o Ubuntu Linux.


Instalar um servidor de páginas web no seu computador irá permitir que outras pessoas possam aceder a páginas web, ou até mesmo sites alojados no seu computador, a partir de outros computadores ligados à Internet.

Antes de iniciar a instalação de um servidor web, assegure-se de que efectuou as configurações prévias.

Páginas estáticas ou dinâmicas ?

Se o que pretende é apenas um servidor de páginas estáticas (as tradicionais páginas em .html), podendo estas conter animações em flash, ficheiros para download, etc... e não pretende utilziar componentes dinâmicos nem alojar vários sítios no mesmo computador poderá utilizar a aplicação-servidor dhttpd. É uma aplicação muito simples que não requer configurações e ocupa pouco espaço em memória.

Pelo contrário se o que pretende é um servidor poderoso, com várias funcionalidades, incluindo o alojamento de páginas dinâmicas em PHP, cgi, etc... então poderá utilizar o Apache. Para obter páginas dinâmicas com o Apache deverá instalar ainda o PHP e a base de dados MySQL.

Apache

A aplicação para servidores Apache é a aplicação deste genero mais utilizada em todo o mundo, e está disponível também para o Ubuntu Linux. Recomenda-se a sua utilização para alojar páginas comerciais ou pessoais que pretendam bastantes funcionalidades num ambiente

PHP e MySQL

Depois de instalar o Apache poderá instalar o PHP e o MySQL para alojar conteúdos dinâmicos. A combinação Apache + PHP + MySQL é uma das mais utilizadas na produção de sítios dinâmicos profissionais.

mod_python e django

Utilizadores mais avançados poderão instalar também o mod_python e o Django.

Notas

Ter um servidor de páginas web em casa para alojar páginas comercialmente, implica que o computador deverá estar ligado e com os serviços a funcionar 24h por dia, 7 dias por semana.

Para muitas pessoas que apenas pretendam um servidor de páginas web para alojar o seu sítio pessoal, o sítio da sua pequena empresa ou o sítio do clube do bairro, não é compensador instalar um servidor em casa para alojar um site. Podem então recorrer a serviços de alojamento de páginas fornecidos por várias empresas a preços convidativos.

Para um conhecedor, ter o seu próprio servidor permite-lhe porporcionar outros serviços que habitualmente são dispêndiosos se alojados em servidores de otras empresas. Para o principiante ter um servidor de estudo em casa permite experimentar e aprender sobre as tecnologias que sustentam a Internet.

Lista de instalações de um servidor de páginas web típico:

  1. Apache
  2. PHP (php4)
  3. MySQL incluindo o PhpMyAdmin.