Servidor de SSH

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

Permita o acesso remoto e a transferência de ficheiros ao seu computador a utilizadores autorizados de forma fácil utilizando o ssh. Aceda a computadores remotos utilizando o SSH.


Preparar a aceitação de acessos por ssh

Para que seja possível aceder a um computador com Ubuntu Linux por ssh deve-se satisfazer as seguintes condições:

  1. Verifique se o computador cliente esta devidamente configurado.
  2. O pacote openssh-server deverá estar instalado no computador servidor.
  3. O computador cliente deverá ter instalado uma aplicação ssh como o openssh-client.
  4. A porta utilizada pelo ssh é tipicamente a porta 22, pelo que o sistema deverá permitir o acesso externo a partir desta porta.

Para mais informações sobre o ssh ver a página correspondente.

Um sistema de acesso multiplataforma

Para utilizar o acesso remoto via ssh os computadores podem ser de diferentes sistemas operativos, desde que tenham a funcionalidade de cliente ssh e servidor ssh respectivamente.

Mac OS

Os computadores com o sistema Mac OS podem aceder ao Ubuntu via ssh sem necessidade de instalar qualquer aplicação. Basta utilizar o terminal (equivalente á consola) do Mac. O Ubuntu também pode aceder a computadores Mac via ssh desde que o mesmo esteja permitido pelas preferências do computador Mac.

O utilizador de Mac OS pode ainda aceder a um computador via ssh para cópia de ficheiros usando a aplicação gratuíta Cyberduck.

Windows

O sistema operativo Windows não dispõe de ferramentas de acesso ssh de origem. Felizmente existem na web aplicações gratuitas que se podem instalar como o Ssh Windows e outros.

Outros Linux, BSD, etc...

Regra geral, quase todas as distribuições de Linux, BSD e outros UNIX dispõem de ferramentas para acederem e ser acedidos por ssh.