Servidor de FTP

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

Instale um servidor de FTP e permita que outros computadores possam, de forma totalmente controlada, colocar e retirar ficheiros do seu computador.


Se pretende que outras pessoas (identificadas ou anónimas) possam retirar e/ou colocar ficheiros do seu computador de forma controlada, poderá instalar um servidor de FTP. O FTP é o mais conhecido e utilizado dos protocolos de transferência de ficheiros, podendo ser acedido por computadores com todos os sistemas operativos.

Um servidor de FTP é um complemento quase sempre presente nos servidores web, pois permite que outras pessoas a partir de outros computadores coloquem ficheiros nas áreas reservadas ás páginas web e actualizem assim os respectivos sites.

Recentemente o FTP tem vindo a ser substituído pelo ssh pois este último permite mais funcionalidades e utiliza sempre comunicações encriptadas, necessárias a uma maior segurança.

Instalar o servidor FTP

Para instalar um servidor FTP em Ubuntu Linux vá ao menú do gnome:

  • Aplicações > Adicionar/Remover programas

Seleccione a categoria "Internet" e o pacote GProFTPD e pressione o botão Aplicar. Introduza a palavra-passe de adminsitrador.

Um menú de configuração deverá perguntar se pretende que a aplicação corra como "Standalone" ou "Inted". No modo standalone a aplicação fica sempre em memória e o seu arranque é mais rápido. Em indetd a aplicação só é chamada quando alguém a pretende utilizar, ocupando menos memória mas com um arranque mais lento.

Para arrancar a aplicação vá a uma consola e escreva:

$ sudo gproftpd

A aplicação também pode correr a partir do menú do gnome:

Aplicações > Internet > GProFTPD

Sítios Internet

  • ProFtpD - Sítio oficial do proftpd
  • Gproftpd - Aplicação gráfica para configuração
  • Gproftpd - Sítio alternativo da aplicação gráfica para configuração