Perguntas frequentes

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

Para instalar o Linux tenho que deixar de ter Windows ?

Não é necessário. O Ubuntu Linux pode ser instalado em conjunto com o Windows. Tudo o que será necessário é criar uma partição no disco rígido onde só ficarão os programas Linux.

Quando instalar o Linux ele dar-lhe-á varias opções de particionamento do disco, algumas das quais permitem que o mesmo computador possa funcionar com os dois sistemas operativos.

O Windows e Linux não podem funcionar em simultâneo. Para se alternar entre Windows e Linux será necessário reiniciar o computador.

Pode-se executar programas do Windows no Linux ?

Geralmente não. Existem programas próprios para o Windows e programas próprios para Linux. Existem programas que tem versões para ambos os sistemas. Outras vezes o Linux tem outros programas com a mesma finalidade mas que não estão disponíveis para Windows.

Contudo existem aplicações como o Wine, o Cedega e o Crossover Office que permitem ler algumas aplicações de Windows em Linux, incluindo alguns jogos.

Porquê Linux se já tenho Windows ?

  • Preço: O Ubuntu Linux é gratuito e será sempre gratuito, tal como todos os programas que o integram. Uma solução Windows será sempre muito mais dispêndiosa.
  • Segurança: O Linux é mais seguro do que o Windows, menos susceptível de apanhar vírus, etc...
  • Aprendizagem: Cada vez mais o Linux será uma solução informática em empresas, em associações no estado, etc...

O Linux será sempre gratuito ? Como sobrevivem as empresas que produzem o Linux ?

Habitualmente as várias distribuições do sistema operativo linux tendem a ser sempre gratuitas. As empresas do ramo vendem suporte técnico, ou seja assistêcia técnica.

Grande parte dos programas Linux são concebidos por voluntários que dedicam uma parte do seu tempo livre a melhorar os programas e a aprender com eles. Depois o facto dos programas serem livres implica que podemos usar uma parte ou a totalidade de um programa para produzir outro programa melhor, logo o esforço de desenvolvimento de programas é muito menor.

Que distribuição Linux devo escolher ? Porquê Ubuntu ?

O Ubuntu Linux é uma distribuição que se especializa na simplicidade de funcionamento e no facto de ser livre, sendo ideal para não-técnicos e para quem queira as vantagens do Linux sem dispender muito tempo. Existem outras distribuições com outras especializações. O Distrowatch é um sítio internet que se especiliza em analisar as novidades de cada distribuição.

Uma vez que os programas de cada distribuição linux são identicos, é possível mudar de distribuição preservando a quase totalidade dos dados e a grande maioria das configrações das aplicações (por exemplo: os favoritos, o e-mail guardado, as fotos, os documentos de texto)

O Ubuntu Linux funciona em todos os computadores com Windows ?

Infelizmente não. A esmagadora maioria dos computadores irá funcionar, mas como alguns fabricantes de hardware nem sempre disponibilizam os drivers para os equipamentos que fabricam, alguns computadores não podem funcionar a 100% com o Ubuntu Linux.

Nalguns poucos casos será necessário instalar controladores (drivers) adicionais, processo que pode ser um pouco mais complexo do que em Windows.

Uma forma de saber se o seu hardware funciona com o Ubuntu será experimentar a versão "Live".

O Ubuntu Linux também pode funcionar em computadores onde o Microsoft Windows não funciona, tais como os computadores que funcionam com o Mac OS, ou seja os Macquintosh. Existem ainda outros Linuxes específicos, por exemplo para a Xbox

E se não funcionar

Antes de abandonar o Linux, tente obter ajuda e se mesmo assim não funcionar porque não experimentar outra distribuição Linux gratuita como o Fedora Core, o Debian ou o Mandriva Linux ?