Página principal

De Ubuntupedia

Ubuntu em Português | Sobre a Ubuntupédia | Ajuda com o Ubuntu | Colaborar na Ubuntupédia

O Ubuntu é um sistema operativo Linux completo, com software totalmente gratuito e livre, fácil de utilizar, com milhares de programas disponíveis em praticamente todos os domínios.

Aplicações para Linux

Internet
Escritório
Criação multimédia
Jogos
Outras aplicações
Servidores


O que é o Ubuntu Linux ?

Hardware em Linux

Obter o Ubuntu

Instalar

Sobre o Ubuntu Linux

O Ubuntu Linux é um sistema operativo Linux gratuito, disponível com apoio técnico gratuito ou pago. Segundo o Ubuntu manifesto a equipa por detrás do Ubuntu assume os seguintes compromissos:

  • Que o Ubuntu será sempre gratuito. Não haverá pagamentos extra para versões melhoradas e que o software estará disponível para todos nos mesmos termos.
  • Uma nova versão cada 6 meses. Cada versão será suportada com actualizações de segurança e correcção de erros por pelo menos 18 meses.
  • O Ubuntu está totalmente empenhado com os princípios do software livre e encoraja as pessoas a usá-lo, melhorá-lo e passá-lo a outras pessoas.

A versão actual do Ubuntu é a 7.10, lançada em 18 de Outubro de 2007 e conhecida também como Gutsy Gibbon.

Aprofundar o Linux


Formação Linux

Notícias do Ubuntu Linux

Ubuntu 7.10

A versão 7.10 da desktop edition e server edition do Ubuntu está pronta para download.. Faça o download no Centro de Downloads ou obtenha os ficheiros torrent necessários ao download via bittorrent.

Se necessitar de ajuda comece pelo Manual de instruções, passe pela Ubuntupedia e depois experimente o fórum em Português e o fórum em Inglês.

Conheça também as novas versões (7.10) do Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu. Sobretudo não se esqueça que a família 'buntu representa o espírito de uma comunidade que valoriza a inter ajuda. Ajude e será ajudado.

Ubuntu 7.04

A 19 de Abril foi lançada a nova versão do Ubuntu, a 7.04 conhecida também pelo nome de Feisty Fawn. O sítio da Canonical apresenta uma lista de funcionalidades implementadas.

Automatix para Ubuntu Edgy

Foi lançada uma versão do Automatix para o Ubuntu Edgy. O Automatix permite instalar e configurar de forma simples um conjunto de aplicações muito úteis para o Ubuntu Linux. Recomenda-se que a sua utilização se faça imediatamente a seguir à instalação base do Ubuntu.

Lançamento da versão final do "Edgy"

Foi lançada a versão do Ubuntu Linux 6.10, chamada de Edgy Eft. A Canonical (empresa que produz o Ubuntu) continuará a dar suporte à versão anterior Dapper Drake até 3 anos após o seu lançamento.

Administração do sistema