Outros Linux gratuitos

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

E se o Ubuntu Linux não funcionar ? Assumindo que fez a instalação e a configuração correctamente, só uma razão pode levar a que o seu Ubuntu não funcione. Falta de suporte para o seu hardware. Nestes casos tente obter ajuda e se mesmo assim não funcionar, estas são outras distribuições gratuitas para usar até á saída da próxima versão do Ubuntu Linux.

Por outro lado o Ubuntu vem apenas com um CD e a maioria das aplicações que quiser instalar são automáticamente descarregadas da Internet. O Ubuntu não é o melhor Linux para quem tem ligações internet bastante lentas (tipo dial-up) ou para quem não tem Internet. O Mandriva por exemplo é também bastante fácil e vem com 3 CD's. Outras opções serão o Mepis Linux (5 CD's) e o Fedora Core (5 CD's).

Se por outro lado o hardware que tem é um computador muito antigo, aparentemente inutilizável, então poderá experimentar o Damn Small Linux.

Fedora Core

Tal com o Ubuntu é uma distribuição fácil de instalar e funcionar. É gratuita que conta com um bom suporte técnico. A versão actual é o Fedora Core 5 e compõe-se de 5 Cd's. Tal como o Ubuntu, existe para máquinas iX86, powerpc e de 64 bits.

Debian

Debian é uma distribuição que não é tão fácil de instalar como o Ubuntu ou o Fedora Core porque permite uma grande flexibilidade na escolha das configurações a utilizar. A grande vantagem do Debian reside na sua enorme estabilidade e flexibilidade na configuração. Esta é uma distribuição Linux para os mais inclinados para as tecnologias.

Mandriva Linux

Distribuição fácil de utilizar e gratuita. Dispõe ainda de uma versão paga com mais software proprietário.

Mepis Linux

Distribuição Americana muito fácil de utilizar, recorre aos repositórios do Ubuntu Linux.

Distribuições em Live CD

Por outro lado se quiser experimentar o Linux sem o instalar no seu disco rígido, porque não experimentar uma das Distribuições Linux com Live CD?