Microsoft Windows

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

Microsoft Windows é um sistema operativo muito popular, criado pela Microsoft (empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen).

O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada versão, embora haja uma enorme quantidade de cópias ilegais instaladas.

Apesar do sistema ser conhecido pelas suas falhas críticas na segurança e como plataforma de vírus e spywares, o impacto deste sistema no mundo atual é simplesmente incalculável devido ao enorme número de cópias instaladas.

Significado do nome

A palavra windows em Inglês significa "janelas". A sua interface é baseada num padrão de janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de um rato

Este padrão de interface não foi, no entanto, criado pela Microsoft. A empresa teve dificuldades em registrar a marca Windows, não por isso, mas devido ao facto da palavra ser de uso comum no inglês.

Necessidade

Podemos dizer que um computador não possui nenhuma utilidade prática sem pelo menos um sistema operativo instalado. Resumidamente, ele é responsável pelo funcionamento do computador, controle dos periféricos, execução de aplicativos, gerência de memória, rede, etc...

As várias versões do Windows estão preocupadas em atender essas necessidades no mercado empresarial e doméstico, e suas características e falhas devem ser vistas neste contexto.

Preços

Em Portugal

Segundo o sítio da Microsoft:

  • Windows XP Home edition - € 304,22 (21-10-2005)
  • Windows XP Professional - € 438,89 (21-10-2005)