IP dinâmico

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

IP fixo X IP Variável

Quando no acesso Internet um computador tem um IP fixo, o endereço IP é sempre o mesmo; outras pessoas/serviços que conheçam esse endereço IP sabem como encontrar o servidor.

Pelo contrário quando o endereço IP varia de ligação para ligação, as outras pessoas e/ou serviços têm dificuldade em encontrar o servidor na Internet.

Na esmagadora maioria dos casos o acesso Internet faz-se via IP variável, e não por IP Fixo. As empresas de fornecimento de acesso Internet cobram diferentes taxas de serviço para IP fixo, normalmente muito mais dispendiosas.

Utilizando IP variável

Quando o IP é variável a única forma de poder correr serviços de servidor (que possam ser acedidos regularmente por outras pessoas na Internet) é utilizar um serviço de re-direccionamento para um IP variável. Estes serviços são chamados frequentemente de "Dynamic IP" ou IP dinâmico.

Sem o serviço de redireccionamento para um IP variável (IP dinâmico), cada vez que o seu endereço IP alterar, os outros computadores deixam de poder encontrar as páginas Internet alojadas no seu computador.

Como funciona

Os serviços de re-direccionamento para IP variável redireccionam para um determinado computador todos os acessos a um determinado domínio (por exemplo meunome.no-ip.com).

Quando se utilizam estes serviços, o seu computador informa periodicamente o seu próprio endereço IP ao servidor de domínios do serviço de IP dinâmico. Se o seu IP alterar o servidor de domínios começará a apontar os outros computadores para o seu novo endereço IP.

Criar uma conta para obter um IP dinâmico

Com o serviço no-ip

Com o serviço dyndns.org

Instalar um programa-cliente

O programa cliente é o programa que actualiza automáticamente as alterações de IP da sua conta.

Com o serviço no-ip

$ sudo apt-get install no-ip

Com o serviço dyndns.org

$ sudo apt-get install ddclient

Como alternativa ao ddclient pode utilizar ainda o ipcheck.

Configurar o programa-cliente

É necessário configurar o programa-cliente para que este seja capaz de alterar os dados da sua conta de ip-dinâmico.

Configurar o roteador e/ou a Firewall

Se utilizar um roteador para o seu acesso Internet, é necessário configurar o mesmo para que este envie para o computador as solicitações externas. Consulte a documentação relativa ao seu roteador.

Se utiliza uma firewall esta deverá ser configurada para que os portos que necessita utilizar permaneçam abertos. Se os portos permanecerem fechados, não será possível aos outros computadores retirarem informação o seu servidor.

Nota: Se tiver instalado a aplicação firestarter não será possível que outros computadores acedam às páginas web alojadas no seu computador. Provávelmente também não será possível aos outros computadores acederem a outros serviços no seu computador.