Gravar o CD de instalação

De Ubuntupedia

Agora que já fez o download do ficheiro .iso que contêm uma imagem do disco que contém o Ubuntu Linux, deverá gravar essa imagem num CD. O Ubuntu pode ser instalado a partir do seu CD de instalação, e se não tiver esse CD terá que cria-lo a partir da imagem de disco (ficheiro ... .iso)

Nota: Criar um CD a partir de uma imagem de disco não é o mesmo que gravar o ficheiro .iso num cd.

Aplicações de gravação de CD

Se não tiver uma aplicação que permita gravar cd's a partir de imagens iso tente o infrarecorder. O Wiki do Ubuntu disponibiliza uma página explicando como como deverá proceder para criar um cd a partir de um ficheiro .iso.

Nota: Se utiliza o Windows, aplicações como o Nero, o Nero Express e muitas outras permitem esta funcionalidade. Deverá procurar a funcionalidade "Burn from cdimage" ou algo parecido na sua aplicação de gravação de cd.

Receber o CD em sua casa

Se não conseguir mesmo saiba que pode receber Ubuntu Linux em CD na sua casa, enviado por correio pela Canonical, mas este processo poderá demorar algumas semanas. Em Portugal várias revistas de informática têm disponibilizado o Ubuntu com um dos seus números recentes. Comprando a respectiva revista obterá o CD do Ubuntu.

Ferramentas pessoais