Gaim

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

Gaim é um mensageiro instantâneo, um programa que suporta vários protocolos usados por vários programas e sistemas de mensagens instantâneas:

O programa mudou o seu nome para pidgin, devido a um conflito com a AOL, que registou o nome AIM, e que não quer que o projecto exista sobre o nome "Gaim".

Protocolos suportados

O termo "instant messenger" (inglês para mensageiro instantâneo) e o acrônimo "AIM" é uma marca de serviço (SM) possuído pela AOL Time Warner, portanto o Gaim não os pode utilizar.

Gaim é um software livre disponível pela licença GNU / GPL. A versão actual do Gaim é a 1.5.0 libertada a 8 de Julho, 2005. O download gratuito do executável ou código fonte do Gaim pode ser feito a partir da página Gaim - Downloads

Originalmente escrito por Mark Spencer para sistemas operativos Unix, actualmente corre em várias plataformas, incluído Microsoft Windows, Linux, Mac OS X - através da biblioteca libgaim e sob o nome de Adium -, SkyOS, Qtopia.

PhoneGaim é um software baseado no Gaim e também disponível sob a licença GPL, e utiliza o protocolo SIP para ser possível a comunicação por voz através da internet via VoIP.

Sítios do projecto

Outros