Fotografia

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

Organize álbuns digitais no seu computador. Melhore as suas fotografias com o Ubuntu, renquadre, altere as cores, misture as imagens. Prepare fotografias para utilização em apresentações, livros e sítios Internet.


O Linux também dispõe de várias aplicações para lidar com fotografias. Estas dividem-se em vários tipos, tais como os editores de imagem, os gestores de álbuns e as aplicações de digitalização.

Editores de imagem

São aplicações dedicadas principalmente à edição de imagem, incluindo a alteração, retoque, correcção e manipulação de fotografias. São utilizados para agir sobre uma fotografia ou imagem determinada. São utilizados para melhorar uma imagem ou alterar o seu sentido.

  • Gimp - A mais conhecida aplicação de edição de fotografia para Linux.
  • Krita - Mais uma aplicação de edição de fotografia, em alguns pontos semelhante ao Gimp, mas também com algumas diferenças.

Gestores de álbuns

São aplicações que visam essencialmente facilitar a organização das imagens em álbuns. Ao contrário dos editores de imagem destinam-se a actuar sobre conjuntos de fotografias. São utilizados para visualização, mas essencialmente para catalogação e organização de arquivos de imagem.

  • Picasa - Um dos mais conhecidos e potentes gestores de albuns. Criado pelo Google.
  • Digikam - Uma das mais potentes aplicações de gestão de álbuns para Linux.
  • F-spot
  • gThumb

Aplicações de digitalização

São aplicações que se destinam essencialmente à digitalização de fotografias utilizando um scanner. Estas aplicações são muito específicas porque permitem controlar muitos dos aspectos relacionados com a digitalização de imagens, mas normalmente não dispõem de outras funcionalidades.

Outros utilitários

Na área da fotografia utilizam-se também outros utilitários para tarefas específicas, tais como a calibração de monitores e outros periféricos ou a leitura de ficheiros raw

  • xgamma - Comando da linha de texto que permite calibrar monitores.
  • Ufraw - Pluggin para o Gimp que permite a leitura de ficheiros raw.