Direct Connect

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

A rede Direct Connect é uma rede de partilha de ficheiros e de chat. Cada utilizador liga-se pelo menos a um "hub" que lhe fornece informação sobre os ficheiros partilhados pelos outros utilizadores ligados a esse "hub". O hub permite ainda que os utilizadores possam conversar entre si a partir de um sistema de chat interno.

Usos

Embora esta tecnologia seja também muito utilizada para a a partilha ilegal de ficheiros, o Direct Connect é ideal para por exemplo formar comunidades de amigos, partilhar vídeos domésticos, formar comunidades de vídeoarte, etc...

A partilha de ficheiros protegidos pelo direito de autor, pornografia infantil e outros conteúdos ilegais é totalmente desaconselhada. Partilhe apenas conteúdos livres e legais, lembre-se que o Linux é um exemplo de exaltação dos conteúdos livres, não o utilize para copiar conteúdos não-livres, ou seja para fomentar a pirataria.

Obtenção de endereços de hubs

A obtenção de endereços de hub's pode ser efectuada na Internet, nomeadamente em pesquisas no Google (pesquise: Direct Connect hub) ou no sítio Internet Hublist.org.

Muitos hubs definem mínimos de espaço partilhado para poder usar esse hub. Para aceder ao hub os utilizadores têm que criar espaços de partilha de acordo com as regras de cada hub.

Criação de hubs

Para criação de hubs existem outros softwares para Linux tais como o opendchub, o aquila ou o DConect Daemon.