Desenvolvimento de aplicações

De Ubuntupedia
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Desenvolva aplicações em Ubuntu, para utilizar em computadores com Linux e com outros sistemas operativos.


O desenvolvimento de aplicações não está ao alcance de pessoas com poucos conhecimentos de informática, contudo não é difícil, e pode ser aprendido por quem se disponha a dedicar o tempo necessário à sua aprendizagem. Geralmente são necessários vários anos para que uma pessoa que nunca programou possa progredir desde o inicio até ao domínio das técnicas avançadas.

O desenvolvimento de aplicações em Ubuntu para pessoas que já sabem programar em outros sistemas operativos é mais facil, pois o programador apenas terá que conhecer algumas das especificidades do Ubuntu Linux, e adaptar a sua técnica e código a essas especificidades.

O facto do Ubuntu ser open source facilita muito a tarefa aos programadores, pois quase todo o seu código pode ser estudado ou utilizado em outras aplicações, desde que respeite a licença associada a esse código, geralmente uma licença livre. O programador pode reutilizar código já realizado anteriormente por outros programadores, não tendo que começar um determinado programa desde o inicio, o que torna o desenvolvimento de aplicações um processo rápido.

O Ubuntu Linux dispõe de muitas linguagens de programação livres para desenvolvimento de aplicações de software (programação).

Algumas das linguagens de programação suportadas

  • JavaScript - Principalmente para desenvolvimento de aplicações web
  • Java - Multiplataforma
  • Ruby -
  • PHP - Usada essencialmente em aplicações para a Web.
  • Python - Linguagem interpretada e multi plataforma.
  • Linguagem C
  • Linguagem C++
  • Go - Linguagem de programação desenvolvida pela Google
  • Lazarus - Object Pascal com versões para os principais Sistemas Operacionais, "escreva uma vez, compile em todo o lugar" é o lema.
  • Tcl - (tclsh) Linguagem de programação para scripts (tclsh)
  • Pearl -


Outras ferramentas

O Ubuntu disponibiliza ainda IDE's e ferramentas de concepção de ambientes gráficos

Controlo de versões

Ver também