Criar um café Internet em Ubuntu Linux

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

Porquê o Ubuntu Linux num café Internet?

A maioria dos cafés Internet utilizam o Microsoft Windows como sistema operativo, contudo as últimas evoluções do Ubuntu Linux tornam-mo uma excelente opção para abrir um cibercafé, com muitas vantagens sobre os outros sistemas operativos.

Preço

O preço do investimento inicial é dos mais reduzidos, pois o Ubuntu e todo o software descrito nesta página é gratuito. Por outro lado, com o Ubuntu não necessita anti-virus, logo os custos anuais da manutenção de cada máquina são muito menores.

Facilidade de utilização

O ambiente gráfico do Gnome (ambiente gráfico padrão no Ubuntu), é o ambiente gráfico mais fácil de utilizar, incluindo todos os ambientes gráficos de todos os outros sistemas operativos. Os utilizadores do cybercafé não terão quaisquer dificuldades de utilização. Depois o Ubuntu é multilingue e cada utilizador poderá optar pela língua portuguesa ou qualquer outra das principais línguas.

Facilidade de manutenção

A actualização do Ubuntu, incluindo actualizações de segurança e instalação de aplicações faz-se de forma automática. O Ubuntu pode incluso ser actualizado por ordem remota enquanto está a ser utilizado por um cliente do cibercafé. Logo não é necessário fechar o café ou parar um determinado computador para instalar uma nova aplicação ou actualzar o sistema.

Personalização do ambiente gráfico

O ambiente gráfico poderá ser totalmente personalizável, incluindo o ecrã de acesso incial, tema de utilização, fundos do ecrã, atalhos para as aplicações e preferências do sistema, items de menú, entre outros.

Funcionalidades

O Ubuntu Linux dispõe de todas as funcionalidades necessárias a um café Internet. Contudo se a sua aposta principal forem os jogos, o Microsoft Windows disponibiliza mais opções. Antes de decidir que os jogos são realmente muito importantes, faça uma avaliação custo-benefício da sua implementação. Incluindo:

  • Custo da necessidade do Microsoft Windows e seu licenciamento.
  • Custo das licenças Anti-Virus
  • Custo da aquisição e licenciamento dos jogos para uso num café Internet.
  • Custo e facilidade de obtenção das autorizações camarárias para poder disponibilizar jogos, e limitações legais que tal comporta.

Segurança

Um sistema Ubuntu Linux pode ser muito seguro. Sem ser totalmente inviolável, o Linux é mais seguro do que outros sistemas operativos muito mais utilizados, mesmo quando estes sistemas usam programas anti-virus, ad-aware e firewall desenvolvidos por empresas especializadas. O Linux não necessita de anti-virus ou ad-aware e o seu sistema de permissões torna praticamente impossível que um utilizador não adminsitrador consiga contaminar o sistema.

O Ubuntu é software livre

Esta é uma questão ideológica muito importante. Numa análise estritamente economicista este ponto não seria considerado, contudo o software livre contribui muito mais para o progresso do conhecimento do que o software proprietário. Ver o vídeo de Richard Stalmann sobre a importância do software livre.

Serviços que o Café Internet poderá disponibilizar

Acesso multi-lingue

Muitas das aplicações do Ubuntu Linux são multi-lingues, o que significa que o utilizador poderá usar o sistema ou grande parte dele na língua de sua opção. O potencial desta funcionalidade é ainda mais importante em zonas turísiticas, onde parte dos clientes falam Português e outra parte falam de outras nacionalidades. Ao disponibilizar software multilingue poderá anunciar esse facto na entrada do café Internet, em guias turísticos em outras línguas, etc...

Deverá instalar e disponibilizar as principais línguas além do Português, nomeadamente o Inglês, Francês, Espanhol, Alemão e Italiano.

Navegação Internet

O acesso a páginas é normalmente uma das actividades mais realizadas num café Internet. Pelo que é importante que os utilizadores tenham uma boa experiência neste campo.

Deverá instalar os navegadores, Opera e Epiphany pois o Firefox está instalado por defeito em cada computador. Deverá instalar ainda o Java, Flash e Acrobat Reader e os codecs necessários á visualização de vídeos nas páginas web.

Será uma boa ideia desenvolver uma página de entrada para o Cyber, colocada num servidor local, que inclua informações sobre o café Internet, sobre a sua conta e ligações para sítios Internet seleccionados.

Poderá ainda ser uma boa ideia desevolver bookmarks por defeito, para que um determinado utilizador encontre um ambiente agradável quando utilizar o computador.

E-mail

A maioria dos utilizadores dos cafés Internet acedem ao seu e-mail a partir de um interface web. Para os que apenas dispõem de uma conta POP, poderá utilizar o Evolution.

O Evolution vem pre-instalado, pelo que apenas necessita aprender a configurar uma conta POP, para caso determinado utlizador necesite de ajuda neste domínio.

Mensageiro, chats, telefone por voz

Este é um dos serviços mais utilizados nos cafés Internet. Qualquer espaço deverá dispõr de aplicações que permitam aos seus clientes aceder a estes serviços nos formatos mais populares, nomeadamente o Msn Messenger, o Yahoo Messenger, o ICQ, o Jabber (Google Talk e muitos outros) e o Skype.

Aplicações para realizar estas tarefas são o Gaim, o aMSN, e o Skype.

Escritório e outras ferramentas de trabalho

Que um cliente de um Café Internet possa usar qualquer dos computadores para trabalhar é uma funcionalidade que será útil a uma parte dos utilizadores do espaço. Principalmente se o espaço se situar nas proximidades de uma escola, universidade, residência de universitários ou centro de escritórios.

O Ubuntu já trás instalado o Open Office, pelo que não é necessário pre-instalar qualquer outra aplicação de escritório.

No Open Office recomenda-se que instale o dicionário em Português (dicOO) e que configure o formato de gravação de ficheiros de texto para .doc.

Edição, organização e impressão de fotografias

Dispôr de serviços que permitam aos seus utilizadores transferir as imagens da sua máquina fotográfica, organizá-las, editá-las e gravar um cd pode ser bastante interessante para os clientes do espaço; particularmente para os turistas em viagem. O Ubuntu Linux dispõe de várias ferramentas para editar imagens, organizar e editar álbuns.

Em termos de hardware será necessário adquirir um leitor de cartões de memória que suporte vários formatos de gravação e que possa ser ligado á porta USB. Num ciberespaço típico bastará apenas 1 destes equipamentos que têm custos inferiores a €20.

Gravação de CD's e DVD's

Que os utilizadores de um cibercafé possam gravar os seus dados em cd ou dvd é importante. Particularmente para alguns utilizadores. Se os seus computadores têm gravador de cd's e dvd's então terá todo o interesse em disponibilizar esta funcionalidade. Outra opção é a de que apenas o computador que gere o café Internet tenha gravador e que cada utilizador limite-se a colocar os ficheiros que quer gravar numa pasta e a solicitar a sua gravação no computador que tem o gravador de cd/dvd.

Para a gravação de cd's e dvd's deverá instalar o Gnomebaker e o K3B.

Utilização de Pen's USB

O utilizador poderá a documentos que tenha numa Pen USB. O café poderá ainda vender Pen's USB.

A utilização de pen's USB é automática em Ubuntu. Bastará que na escolha do seu computador esolha um modelo com portas USB acessíveis ou que use uma extensão. Deverá apenas explicar aos utilizadores que devem ejectar as pen's (com botão direito do rato) antes de as desligarem do computador.

Impressão de documentos

A impressão de documentos e páginas web é uma funcionalidade importante num cibercafé, muitos clientes poderão querer imprimir informação que retiram da web ou imprimir os documentos que realizaram na suite de escritório. Utilizando o Ubuntu Linux poderá realizar a impressão através de um dos dois métodos:

  • Impressora partilhada: Através deste método o utilizador pode simplesmente mandar imprimir directamente.
  • Pastas de impressão partilhadas: Este método implica colocar o dumento numa determinada pasta e solicitar ao empregado do café Internet a sua impressão.

Áreas num servidor

Poderá disponibilizar aos utilizadores do café Internet uma área no servidor para que possam disponibilizar documentos para outras pessoas, ou mesmo ferramentas de trabalho onde possam desenvolver conteúdos em grupo com outras pessoas.

Venda de alguns acessórios

Um café Internet poderá vender alguns items que os seus clientes poderão necssitar, nomeadamente:

  • Pen's USB, CD's e DVD virgens
  • Canetas, lapiseiras, marcadores
  • Papel, cadernos, blocos, micas

Seleccionar o hardware

A selecção do hardware a adquirir é muito importante, tal como é importante verificar se este funciona bem com o Ubuntu Linux. A esmagadora maioria dos equipamentos funcionam muito bem, outros funcionam bem mas requerem uma configuração manual e alguns muito poucos não funcionam. Existem muitos sítios Internet que disponibilizam informação sobre o mesmo. Contudo o ideal será acordar com os seus fornecedores condições para troca no caso de algo não funcionar. Antes de mais devemos escolher uma filosofia de aquisição de hardware

Postos para clientes
  • Motherboard com porta de rede (eternet), pelo menos 2 portas USB e porta firewire
  • Processador
  • Disco rígido de pelo menos 10Gb, idealmente pelo menos 20 Gb
  • Memória de pelo menos 256 Mb, idealmente 512 Mb
  • Caixa e ventiladores
  • Cabos
  • Rato (preferêncialmente óptico)
  • Teclado
  • Colunas de som


  • Placa gráfica 3D
  • Micro
  • Auscultadores
  • Webcam
  • Leitor de cd/dvd, gravador de cd/dvd
Posto de adminstração
  • Motherboard com porta de rede (eternet), pelo menos 2 portas USB e porta firewire
  • Processador
  • Disco rígido de pelo menos 10Gb, idealmente pelo menos 20 Gb
  • Memória de pelo menos 256 Mb, idealmente 512 Mb
  • Caixa e ventiladores
  • Cabos
  • Rato (preferêncialmente óptico)
  • Teclado
  • Colunas de som
  • Leitor/gravador de cd e dvd
  • Impressora: idealmente lazer a cores, mas podem ser utilizadas impressoras de jacto de tinta com tinteiros de cores separadas e uma velocidade de impressão elevada.
Instalação da rede
  • Router de ligações ethernet com portas suficientes para o número de computadores a instalar
  • Ligação Internet com o potencial suficiente para o número de comptadores em questão

Instalação e configuração das dos computadores

A instalação e configuração dos computadores é um processo moroso, contudo muito mais rápido do que seria se utilizasse outros sistemas operativos, incluindo o Windows. Planear e documentar todos os passos realizados é de suma importância para um processo rápido e que permita detectar eventuais problemas mais tarde.

Inicio - Fase I

Para instalar deverá ligar todo o hardware que vai utilizar no computador em causa, ligá-lo á Internet a partir da de um cabo de rede e depois inserir o cd de instalação. O computador vai arrancar em modo Live CD e a partir daí é só seguir os passos necesários á instalação. Ver os artigos relativos á instalação do Ubuntu

Facilitar a instalação - Fase II

As aplicações Automatix e Easy Ubuntu facilitam em muito a instalação de aplicações suplementares e sua configuração. Estas aplicações instalam automáticamente um conjunto seleccionado de outras aplicações que oferecem um suporte total na leitura de vídeo, áudio e determinados tipos de ficheiros.

Configurações específicas para cafés Internet - Fase III

Os cafés Internet requerem configurações específicas que devem nomeadamente:

  • Configurações de rede que permitem o controlo do computador a partir do computador administrador.

Como a utilização de software de controlo de clientes como o caso do openkiosk, disponívem em http://openkiosk.sf.net

  • Configurações de segurança para uma (ainda maior) segurança do sistema
  • Configurações gráficas que estabelecem um design específico do espaço em causa.