Configurar o acesso à internet

De Ubuntupedia

Configure o acesso á Internet para poder dispôr de todas as funcionalidades do Ubuntu Linux. O Ubuntu foi criado para estar ligado á Internet e depende dela para a instalação de aplicações, actualizações, novas línguas...


Tabela de conteúdo

Imagem da configuração do acesso Internet

http://static.flickr.com/55/138125770_e2ea34745a_m.jpg

Ampliar imagem

Acesso "Dial Up" com modem

Para aceder á Internet por via telefónica com um modem simples (conhecido como ligação internet por "dial-up") terá que configurar o acesso.

Para configurar o acesso:

  1. Vá ao menú: Sistema > Administração > Utilização de rede
  2. Seleccione "Ligação por modem" e clique no botão "Propriedades".
  3. Clique em "Activar esta ligação" e preencha com os dados fornecidos pelo seu fornecedor de acesso internet.
  4. Clique em "Ok"

Acesso ADSL com Router (Cabo de rede)

Em caso de o seu acesso ser ADSL e de usar um roteador (router) com DHCP para realizar a ligação, o Ubuntu Linux reconhecerá automáticamente a ligação ao roteador. Se o roteador estiver ligado ao computador e á linha ADSL, não precisa de fazer nada - a ligação Internet é imediata.

Se tiver um roteador sem DHCP o Ubuntu pedir-lhe-á os dados do IP do roteador, a netmask (255.255.255.0) e do servidor de domínios.

Se o roteador não estiver configurado para o seu serviço ADSL, é necessário configurá-lo. A configuração do roteador faz-se habitualmente usando um navegador internet para aceder ao endereço IP do roteador. Consulte o manual de instruções do seu roteador.

Faça a sua instalação do Ubuntu Linux com o roteador ligado, pois o Ubuntu poderá actualizar algum software e actualizará a tradução para português durante a instalação.

Se usava o seu roteador para acesso internet com outro sistema operativo antes, por exemplo com o Microsoft Windows ou com o Mac OS, então não necessita de configurar nada. O seu roteador funcionará com Linux.

Acesso Wireless

Durante a instalação

Se tiver o seu computador ligado em rede ou a um roteador (router por cabo) durante a instalação do Ubuntu Linux, este será automáticamente configurado para que o seu computador possa aceder à Internet a partir do roteador ou da rede.

Este artigo está incompleto porque não contém informação suficiente para uma explicação facilmente comprensível e/ou que funcione. Ajude a comunidade completando-o.

Ferramentas pessoais