Compressão de ficheiros

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

A compressão de ficheiros é uma operação que cria um ficheiro de tamanho mais reduzido a partir de um ou mais ficheiros. Esse ficheiro mais reduzido pode ser guardado no sistema (em subsituição do original), ou transposto para um cd como cópia de segurança, enviado por e-mail, etc...

Utilização

  • Envio de ficheiros via Internet - A compressão de ficheiros é muito utilizada no envio de ficheiros através da Internet por permitir que o envio seja mais rápido. Se o envio se faz via email a compressão tem ainda a vantagem de permitir que a mensagem com o ficheiro em anexo ocupe menos espaço na caixa de correio.
  • Copias de segurança - A compressão de ficheiros pode ser também utilizada em ficheiros que se desinam a ser gravados em cd. Com a compressão popam-se custos em cd's e, por utilizar menos cd's reduz-se o espaço de armazenamento dos mesmos.

Principais utilitários de compressão de ficheiros

  • File Roller - Utilitário de compressão de ficheiros por padrão no Ubuntu.
  • Ark - Outro utilitário de compressão de ficheiros
  • p7zip - Aplicação em modo de consola (texto) mas que instala também um plugin para o File Roller (modo gráfico) e que permite uma compressão mais eficaz de dados.