Cópias de segurança

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

Torne o seu sistema ainda mais fiável realizando cópias de segurança do mesmo periodicamente. O Linux disponibiliza ferramentas para simplificar esta tarefa.


A realização periódica de cópias de segurança dos dados importantes no sistema constitui uma medida obrigatória sempre que se pretende fiabilidade.

Idealmente uma cópia de segurança deve resistir a erros de software e de hardware, pelo que é de considerar o armazenamento da cópia de segurança fora do disco rígido do computador, para que em caso de avaria do mesmo, a informação possa ser reposta num disco rígido novo.

As aplicações para cópias de segurança permitem que de uma forma simples, rápida e ordenada sejam realizadas cópias pre-programadas de determinadas directorias do sistema. Estas directorias podem conter documentos, fotografias ou quaisquer outros dados. Em determinadas circunstâncias pode ainda ser útil ainda guardar os ficheiros de configuração do sistema, para que em caso de problema grave seja possível reconstituir todo o sistema.

Aplicações para realizar cópias de segurança

  • Konserve - Aplicação para cópias de segurança em modo gráfico, desenvolvida pelo projecto kde.
  • Sbackup - Aplicação em modo gráfico.
  • Kdar - Aplicação de realização de cópias de segurança do projecto KDE.
  • tar - Comando da consola (em modo de texto) que permite realizar cópias de segurança.
  • BackupPC -