Bittorrent

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

Bittorrent é o nome de um protocolo de comunicações P2P utilizado para a partilha de ficheiros. Foi concebido para distribuir ficheiros enormes sem castigar os servidores que os distribuem.

Para efectuar o download pelo sistema bitorrent, a pessoa que quer efectuar o download deverá obter um pequeno ficheiro .torrent. O ficheiro torrent contém informações sobre o ficheiro a descarregar, nomeadamente o seu nome, tamanho e endereço do tracker. O tracker é o servidor que monitoriza as ligações das pessoas que dispõe do ficheiro ou de partes do mesmo e que estão a reaizar o seu download.

É muito utilizado pela comunidade open source para a distribuição de aplicações, nomeadamente em distribuições Linux com um ou vários cd's. Se não utilizassem o protocolo bittorrent para o download de ficheiros ISO, típicamente com várias centenas de Mb, os sites que oferecem software livre incorreriam em custos de manutenção incomportáveis para os seus desenvolvedores.

O Bittorrent é também um dos protocolos utilizados na partilha de ficheiros multimédia, nomeadamente ficheiros de vídeo, pois o seu elevado tamanho tornaria difícil que um servidor com poucos recursos pudesse distribuir esses ficheiros.

Tal como outros protocolos P2P o bittorrent é também utilizado para a partilha ilegal de ficheiros. Neste campo, a sua eficácia é menor do que outros protocolos, pois não dispõe de um mecanismo de pesquisa de ficheiros próprio, dependendo da obtenção desses ficheiros "torrent" por outros meios.