Aprender a programar em Ubuntu

De Ubuntupedia
Ir para: navegação, pesquisa

O Ubuntu constitui um excelente sistema operativo para começar a aprender a programar, pois dispõe de várias linguagens de programação livres e gratuitas e muitos programas para estudar e analisar o código fonte. Dispõe ainda de várias comunidades de pessoas com conhecimentos em programação com as quais poderá partilhar os seus conhecimentos e procurar ajuda para as suas dúvidas.

Escolha da linguagem de programação

Na escolha de uma linguagem de programação para iniciar a sua aprendizagem, alguns factores deverão ser tidos em conta:

Facilidade de aprendizagem

Se ainda nunca programou, é essencial escolher uma linguagem de programação que seja fácil de aprender, uma linguagem que lhe permita progredir rapidamente e que lhe ensine os fundamentos da programação.

Linguagem livre e multiplataforma

É muito importante escolher uma linguagem que seja utilizável com software livre e que seja multi-plataforma. Deverá ser utilizável em Ubuntu e outros Linux, mas também em Mac OS e em Microsoft Windows. Uma escolha errada poderá limitar a sua liberdade no futuro, ou implicar custos acrescidos no desenvolvimento de programas.

Se quiser programar código que possa ser usado em telemóveis deverá aprender Java (para Android) ou Objective C para iOS.

Utilização

Se apenas pretende desenvolver sítios Internet provavelmente a escolha mais natural será o PHP, pelo contrário se pretende desenvolver aplicações para correr fora do servidor, uma escolha a considerar será o Python.

Documentação e comunidade

É também importante que existam manuais online da linguagem que pretende aprender, tal como comunidades de partilha de conhecimentos e interajuda.

Sugestões a investigar

  • PHP - Linguagem utilizada na programação de sítios Internet em servidores. Pese embora seja utilizada quase exclusivamente para correr em ambiente web, é relativamente fácil de aprender. Muitas aplicações utilitárias correm no browser em ambiente web.
  • Python - Linguagem simples e de uso geral, com aplicabilidade em áreas tão diferentes como o desenvolvimento de jogos, sítios Internet, aplicações científicas, bases de dados, software para gestão comercial, etc...
  • JavaScript - Linguagem utilizada principalmente no desenvolvimento de páginas web (interactividade). Recentemente começou a ser utilizada também para a programação em servidores em NodeJS.

Existem muitas outras linguagens de programação bastante populares, tais como o Java, Linguagem C, C++, Lazarus (Object Pascal) e outras. Investigue nos fóruns e consulte os especialistas, sem esquecer que está a escolher uma linguagem de programação para aprender a programar.

Ver também